quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Gattaca - a experiência genética



  "A Eugenia – ou a tentativa de “purificação” e “aperfeiçoamento” genético da espécie humana, através de processos e técnicas artificiais de laboratório – e suas consequências ético-sociais são os temas deste filme. Também está implícito os problemas correlatos, como a alienação, a massificação do homem e a implementação do total controle social com o fim da ética, entendida como mero empecilho contrário aos interesses de poderosas multinacionais detentoras do controle político e econômico."



Texto de
Carlos Antonio Fragoso Guimarães

GATTACA - A Experiência Genética (1997)


Um Filme de Andrew Niccol


“Não existe um gene para o Espírito Humano”

Epígrafe do filme

Obs.: Ao final do texto, há o link para assistir ao filme completo no Youtube

 I - Foco do Filme


  A Eugenia – ou a tentativa de “purificação” e “aperfeiçoamento” genético da espécie humana, através de processos e técnicas artificiais de laboratório – e suas consequências ético-sociais são os temas deste filme. Também está implícito os problemas correlatos, como a alienação, a massificação do homem e a implementação do total controle social com o fim da ética, entendida como mero empecilho contrário aos interesses de poderosas multinacionais detentoras do controle político e econômico.

  O enredo aponta para perigo de o avanço da ciência se traduzir em possibilidades concretas, a partir da própria geração de seres humanos, dos mais profundo controle social em nome do “progresso”. Pessoas serão “planejadas”, “fabricadas” e “construídas” por manipulação genética direta, atendendo a “metas” e “objetivos” de antemão estabelecidos, em uma aguda vigência de determinações de controle social e de exploração absoluta do homem e da natureza, ambos transformados em “máquinas” e “mercadorias”. A ênfase crítica do filme contra a aberração econômico-cientificista é também exposta pela presença no elenco de ninguém menos que o escritor e ativista social Gore Vidal, no papel do Diretor Josef, das empresas Gattaca.


 II - Sinópse do Filme


  A história do filme se dá dentro da perspectiva de dois irmãos, "Vincent" e "Anton". O primeiro foi concebido de maneira natural e o segundo foi manipulado geneticamente. Este último é considerado um “Válido”, ou um “Filho da Ciência”, enquanto o primeiro é considerado geneticamente imperfeito, um “Não Válido”, ou “Filho de Deus” – forma direta do autor e do diretor em criticar a arrogância de uma ciência pragmática, utilitarista, manipuladora de acordo com as regras de aparência da classe dominante. Ambos os irmãos carregam o nome do pai, mas ao saber do resultado genético do primogênito, o pai inclui um primeiro nome diferente no filho não tão perfeito, resguardando seu nome para um segundo filho, supostamente aperfeiçoado.O primeiro, considerado pelo sistema como sendo um Não-válido, mesmo tendo uma prédisposição natural a várias doenças, assim como uma previsão da data de sua morte para ao redor dos 30 anos, busca realizar seu sonho contra tudo e todos, trocando seu sobremone para "Freeman", ou seja, "homem livre". Vincente Freeman deseja Viajar para as estrelas e se esforça obsessivamente para tenta superar os limites impostos pelo sistema ao seu sonho. Utilizando os serviços de um “pirata genético”, Vincent clona os registros genéticos de um "Homem Perfeito", Jerome. A intenção é a de driblar as restrições de classe, se integrar na elite da corporação Gattaca e realizar seu maior sonho: ir para o planeta Titã, satélite de Júpiter, psicologicamente um retorno às origens (em uma alegoria da fuga do sistema).

Temas-chave: cientificismo, mecanicismo, técnica e tecnologia, alienação, capital,eugenia, medicina.

Filmes com temáticas relacionadas: “Blade Runner”, de Ridley Scott; “Matrix”, dos Irmãos Wachowski; “A Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick; “Equilibrium”, de Kurt Wimmer; “Metropólis”, de Fritz Lang; “2001-Uma Odisséia no Espaço”, de Stanley Kubrick; “Sicko”, de Michael Moore.




https://www.youtube.com/watch?v=vv4-9bJwJRE

Elenco

· Ethan Hawke (Vincent Freeman / Jerome Morrow)

· Uma Thurman ( Irene Cassini)

· Jude Law (Jerome Eugene Morrow)

· Gore Vidal (Diretor Josef)

· Xander Berkeley (Lamar)

· Jayne Brook (Marie)

· Elias Koteas (Antonio)

· Maya Rudolph (Enfermeira)

· Una Damon (Enfermeira-chefe)

· Blair Underwood (Geneticista)

· Ernest Borgnine (Caesar)

· lan Arkin (Detetive Hugo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.