sábado, 13 de agosto de 2016

"Em 1964 também diziam que não era golpe, era revolução", diz filho de Jango



Jornal GGN"Em 1964 também diziam que não era golpe, que era revolução. O destino é inviolável. A história é implacável. A esses senadores que vão votar a favor do impeachment a história reserva a cada um o destino que lhes é merecido", afirma João Vicente, filho do ex-presidente João Goulart. Em entrevista à RBA, ele contestou a suposição de que a história é escrita pelos vencedores. "Quem vence são aqueles que permanecem como figuras do povo brasileiro", diz, citando Jango. "Onde estão aqueles que traíram o povo?"
João Vicente lembra que seu pai (na foto, com ele e Denize) foi o único presidente brasileiro a morrer no exílio
Por Vitor Nuzzi
'No momento em que se debate o retrocesso, é muito importante rememorar Jango'
No próximo domingo (14), um grupo participará da chamada Caminhada Cívica por Jango e pela Democracia, no elevado da região central de São Paulo, que agora leva o nome do ex-presidente João Goulart. E o ato – organizado, entre outros, pela Agência Sindical – ocorre em um momento oportuno, conforme lembra João Vicente Goulart, filho do ex-presidente, que ao lado de sua irmã, Denize, estará presente. "É muito importante, neste momento em que se debate abertamente o retrocesso, rememorar Jango", diz João Vicente.

A simples mudança de nome no elevado, o popular "Minhocão", significa "um grande avanço na luta pelos direitos humanos, pelos sítios de memória", diz ele, lembrando ainda, de mudança ocorrida em 2015 em Brasília, onde a ponte que tinha o nome do general-presidente Arthur da Costa e Silva passou a se chamar Honestino Guimarães, em homenagem ao líder estudantil desaparecido durante a ditadura. Em São Paulo, a alteração foi sancionada em julho pelo prefeito Fernando Haddad, após a Câmara aprovar projeto de lei do vereador Eliseu Gabriel. Inaugurado em 1971, o elevado tinha até então também o nome de Costa e Silva.
João Vicente destaca outras iniciativas envolvendo o nome de Jango, como projeto do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), aprovado há um mês na Comissão de Cultura da Câmara, pelo qual se inscreve João Goulart no Livro dos Heróis da Pátria. Ele cita ainda a devolução das honras de Estado e anulação da "tenebrosa sessão" de 2 de abril de 1964, que decretou vaga a Presidência da República, mesmo com Jango em território nacional. "Estão dando a ele o verdadeiro espaço que a ditadura lhe cassou."
A iniciativa da caminhada demonstra ainda, segundo João Vicente, o reconhecimento de centrais e sindicatos "à luta de Jango pelos trabalhadores brasileiros". Ele lembra episódios como o aumento de 100% dado ao salário mínimo em 1954, quando Goulart era ministro do Trabalho de Getúlio Vargas e acabou perdendo o cargo. Foi o período do chamado Manifesto dos Coronéis, que reclamavam, entre outras coisas, do reajuste do mínimo. Destaca ainda a criação do 13º salário, em 1962, já no governo Jango.
Nesse sentido, o filho do ex-presidente lembra das ameaças em curso, com o governo interino. "Os trabalhadores não podem sofrer esse retrocesso em seus direitos", afirma, comparando o Congresso atual e o de 1964. Aquele, diz, "impediu as reformas de base". O de hoje, acrescenta, "não é comprometido com a democracia, mas com interesses pessoais e corporativos".
Para ele, Jango representa hoje "todos os democratas", e a caminhada de domingo surge como evento "em homenagem à história nacional". João Vicente lembra que seu pai foi o único presidente brasileiro a morrer no exílio: a morte de Jango completará 40 anos em 6 de dezembro.
O filho de Goulart mostra inconformismo com decisão do governo do Distrito Federal, há um ano, de não mais ceder um terreno para a construção do Memorial da Democracia e da Liberdade, que levaria o nome do ex-presidente. "Surpreendeu muito pela covardia do governador (Rodrigo) Rollemberg, que de socialista não tem nada. Ele está praticando um crime de memória. No momento em que o Brasil lhe devolve (a Jango) as honras de chefe de Estado, que o Congresso faz uma autocrítica (anulando a sessão de 2 de abril), em que os direitos humanos avançam, em que o Mercosul declara Jango herói latino-americano, tivemos uma surpresa e uma indignação profunda."
João Vicente também vê paralelo entre a situação vivida hoje pelo Brasil e a de 52 anos atrás. "Em 1964 também diziam que não era golpe, que era revolução. O destino é inviolável. A história é implacável. A esses senadores que vão votar a favor do impeachment a história reserva a cada um o destino que lhes é merecido", afirma, contestando em certa medida a suposição de que a história é escrita pelos vencedores. "Quem vence são aqueles que permanecem como figuras do povo brasileiro", diz, citando Jango. "Onde estão aqueles que traíram o povo?"
Caminhada e corrida
A concentração no domingo, às 8h30, será na Rua Doutor Cesário Mota Jr., 561 (Pizzaria da Sara) – desse ponto sairá a caminhada. No final, está previsto um ato público/artístico no Largo Padre Péricles, em Perdizes, na zona oeste da capital paulista.
Haverá também uma corrida, coordenada por Rodolfo Lucena, "pela legalidade e contra o golpe". A saída está marcada para as 7h na Rua Oscar Freire, diante da estação Sumaré do Metrô.
O evento tem página no Facebook: https://www.facebook.com/events/1084673221586701/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.