segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Relembrando as maravilhas da era Pré-PT no poder: Temer, Padilha e Geddel colecionam malas desde o governo FHC, por Alex Solnik



Nenhum texto alternativo automático disponível.

Denunciada hoje pela Polícia Federal, a quadrilha do PMDB de Temer opera há mais de 20 anos em Brasília, desde o governo FHC.
É o que indica uma nota publicada em "O Globo" a 19/5/1997, intitulada Operação Abafa que o amigo e jornalista Luciano Martins Costa teve a gentileza de me enviar:
"Bastou o presidente Fernando Henrique Cardoso entregar os ministérios dos Transportes e da Justiça para Eliseu Padilha e Iris Rezende e os peemedebistas fizeram as pazes com o Governo. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), Eliseu e o líder do PMDB na Câmara, Geddel Vieira Lima (BA) fecharam neste final de semana a estratégia para abafar o escândalo das denúncias de compra de votos na votação da reeleição".
A nota, de dez linhas apenas, é devastadora: derruba, de forma contundente, a mentira espalhada por robôs, na internet, de que Lula e Dilma trouxeram o PMDB de Temer ao Palácio do Planalto – os peemedebistas já estavam lá, se lambuzando, cinco antes de Lula ganhar sua primeira eleição presidencial; revela que o grupo já atuava como quadrilha, cada integrante com sua função e empregava as mesmas chantagens usadas contra Dilma 19 anos depois; mostra que Fernando Henrique cedeu às chantagens e que atuou para abafar um escândalo de corrupção, inaugurando o "presidencialismo de cooptação" que ele criticou outro dia; e que o trio Temer-Padilha-Geddel já pontificava na época.
O toma-lá-dá-cá é explicito: 1) o PMDB se recusa a votar projetos de FHC; 2) FHC entrega ministério dos Transportes a Eliseu Padilha; 3) o PMDB volta a votar com FHC e 4) Temer, Geddel e Padilha abafam o escândalo da reeleição.
Tudo isso teve preço, mas nunca vamos saber qual foi.
FHC só não foi acusado de obstrução da Justiça – o que poderia dar em impeachment - porque não havia Lava Jato.
E Eduardo Cunha ainda nem tinha entrado no circuito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.