domingo, 15 de abril de 2018

Le Monde: a força da imagem de Lula na foto emblemática


"Numa análise que leva em conta a força social do registro nesse momento de intensa crise política no Brasil, o diário questiona a escolha de parte da imprensa brasileira de publicar outras fotos de capa no lugar da emblemática imagem. Decisão econômica, analisa Le Monde, pensando no custo menor das outras opções, mas sobretudo editorial e política.
“A fotografia não apareceu nas capas dos jornais brasileiros, recebendo um lugar discreto no meio das páginas. Foi nas redes sociais que ela encontrou sua glória, mas também no New York Times de 8 de abril”, diz Marion Dupont."



Do RFI
 
Por Marcos Lúcio Fernandes
 
O jornal francês Le Monde publicou nesta sexta-feira (13) uma análise da fotografia de Lula no meio do povo pouco antes de se render à polícia, que já se tornou célebre, feita pelo jovem Francisco Proner, de apenas 18 anos. De acordo com a jornalista Marion Dupont, a disputa em torno dessa imagem no Brasil é de natureza simbólica.
“Um homem que parece ter emergido da multidão, sendo carregado por diversos braços, e sendo engolido pelo povo (…) O vermelho do Partido dos Trabalhadores, dividido em um belo equilíbrio cromático, guia o olhar do espectador”. Essa é a descrição feita pelo Monde, abaixo da fotografia de Lula que ocupa quase uma página inteira na versão impressa e que é a atual foto de capa do veículo de imprensa no Facebook.
Numa análise que leva em conta a força social do registro nesse momento de intensa crise política no Brasil, o diário questiona a escolha de parte da imprensa brasileira de publicar outras fotos de capa no lugar da emblemática imagem. Decisão econômica, analisa Le Monde, pensando no custo menor das outras opções, mas sobretudo editorial e política.
“A fotografia não apareceu nas capas dos jornais brasileiros, recebendo um lugar discreto no meio das páginas. Foi nas redes sociais que ela encontrou sua glória, mas também no New York Times de 8 de abril”, diz Marion Dupont.
Os vários “Lulas” do Brasil
O momento da prisão do ex-presidente é, para Le Monde, motivo de uma guerra simbólica: de um lado, os que querem vê-lo preso, como o juiz Sérgio Moro, e do outro, os que ainda permanecem ao seu lado. Uns preferem uma foto de Lula atrás das grades, outros se reconfortaram com o registro de Francisco Proner.
“Esse momento é extremamente significativo e foi orquestrado pelo próprio Lula, que negociou com a polícia as condições de sua prisão: ela ocorreu em São Bernardo do Campo, diante da sede do Sindicato dos Metalúrgicos”, afirma o jornal.
Para Le Monde, a força da imagem reside no fato de que ela abre as portas para diversos tipos de leitura. “Podemos, é claro, ver essa foto como uma evocação do triunfo antigo, com a multidão colorida, quase carnavalesca (…). Mas esse registro também lembra um enterro espalhafatoso, como os que são reservados a um mártir na sociedade muçulmana, por exemplo”, analisa o cientista político Nicolas Mariot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.